Um presente para todas as mulheres

O Grupo SADA preparou uma tarde especial, cheia de conhecimento e reflexão para todas elas: uma transmissão ao vivo com especialistas que conversaram sobre as histórias enviadas por nossas colaboradoras.


Assista!

Como presente para todas as mulheres, o Grupo SADA

preparou uma tarde especial, cheia de conhecimento e reflexão

para todas elas: uma transmissão ao vivo com especialistas que

conversaram sobre as histórias enviadas por nossas colaboradoras.

Livia Horta é palestrante, jornalista e professora. Ela traz uma abordagem do protagonismo feminino, papel da mulher no mercado de trabalho e sororidade.

Simone Demolinari é palestrante e psicanalista. Ela aborda a inteligência e freios emocionais, atitudes autodestrutivas e a autoestima da mulher.

OS CAMINHOS QUE EU SIGO

são os que eu escolhi


Sim, posso ser piloto de avião.

Sim, posso ser cientista.

Sim, posso ser gerente, diretora e presidente da minha empresa.

Sim, posso ser mãe.

Sim, posso tirar férias sozinha.

Sim, posso ser mãe novamente.

Sim, posso dizer não tenho dom para a maternidade.

Sim, posso ganhar mais que meu marido.

Sim, posso amar minha família e meu trabalho também.

Sim, posso dirigir, votar e me candidatar a cargos públicos,

posso praticar esportes, posso usar a roupa que quiser.

Sim, posso e devo escolher os meus caminhos.

Sim, posso ser feliz!

Nossa convidada Lívia Horta responde às principais

perguntas feitas pelas colaboradoras do Grupo SADA

Lívia Horta

Por que as mulheres são tão críticas com outras mulheres?


Fomos criadas para competirmos umas com as outras. Isso já vem de anos de patriarcado.

Neste momento de nossas vidas estamos justamente em busca de recuperarmos a nossa essência e as nossas alianças ancestrais com o nosso universo feminino. Um feminino que acolhe, cuida e protege.

Como que você vê a recolocação profissional da mulher no mercado de trabalho após o período de gestação?


Recolocação desafiadora uma vez que a mulher se encontra em um novo momento, a maternidade. Há preconceitos. As empresas ainda não estão preparadas para esta nova realidade. É preciso adaptação a este novo contexto e leis que protejam mais essas mulheres neste momento tão transformador.

Onde você se encontrou e se empoderou por ser Mulher?


Me encontrei ao iniciar a minha jornada como docente e perceber que eu inspirava tantas mulheres! Inspirá-las me faz ficar mais forte e com um desejo ardente de ajudar cada vez mais um número maior de mulheres!


Desde que conheci Clarissa Pinkola escritora do Livro: Mulheres que Correm com os Lobos, uma das várias frases que me chamaram atenção:


"Sermos nós mesmos faz com que acabemos excluídos pelos outros. No entanto, fazer o que os outros querem nos exila de nós mesmos.”


Essa frase ressalta a importância de sermos fieis a nós mesmas. Nos mantermos autênticas em nossa essência em qualquer situação. Lembre-se: o segredo não está na receita, está na alma! Seja você mesma!.

Quais as maiores dificuldades que as mulheres encontram no mercado de trabalho?


- Vencer a síndrome da impostora que acomete mais mulheres que homens. É uma desordem psicológica na qual a pessoa não consegue aceitar e admitir suas conquistas, pois acredita que todo o seu sucesso e êxito se devem à sorte ou porque alguém ajudou. Assim, a pessoa acredita que é uma fraude, e que a qualquer momento alguém irá desmascará-la.


- Serem consideradas capazes e tão inteligentes quanto os homens para assumirem cargos estratégicos.


- Serem contratadas para cargos ditos masculinos.


- Encontramos no meio do caminho o que chamam de portas de vidro. Segundo a Teoria das Portas de Vidro, existem várias barreiras invisíveis que afastam as mulheres da tecnologia desde a infância até a vida profissional.

Qual o maior desafio que você tem por ser mulheres?


Desafios:

1. A prática contínua da Sororidade sem nenhum tipo de rivalidade.

2. Não sermos interrompidas enquanto falamos.

3. Ouvirem as nossas ideias e darem créditos a elas.

Qual foi o seu momento mulher?


Ganhar meu próprio dinheiro e poder fazer o que eu quiser!.

EU POSSO SER O QUE EU QUISER,

inclusive me recriar

Não existe uma idade melhor que a outra. Mas, sim, existe um momento na vida de todas nós em que temos que buscar de fato o que nos faz feliz. Esse momento varia muito, algumas pessoas já nascem assim, outras precisam aprender a arte de estar em constante renovação. Fato é que não existe nada melhor que o frio na barriga da incerteza de que começar algo novo. Como diria a autora goiana, Cora Coralina, "recria tua vida, sempre, sempre."

EU LIGO PARA OPINIÕES:

as minhas, principalmente

A história da humanidade é marcada por grandes mulheres que um dia perceberam que nem todas as pessoas eram tratadas da mesma forma. Graças ao inconformismo e ao questionamento destas mulheres em vários países do mundo e em várias épocas de nossa história, somos livres para seguirmos os nossos sonhos.


Hoje, todas nós sabemos: podemos ser o que quisermos! Podemos ser donas do nosso nariz, podemos ser esposas, podemos ser mães, podemos ser empresárias, podemos ser tudo isso junto e muito mais, ou, quem sabe escolher um caminho novo que ninguém pensou antes! Essa é a reflexão que o Grupo SADA traz para o dia da mulher em 2020.


Todas nós somos inspiradoras e fazemos história todos os dias que olhamos no espelho e dizemos: Eu posso ser o que eu quiser!

Eu posso ser a primeira cientista negra contratada pela NASA.

Os cálculos de Katherine Johnson contribuiram para o avanço da aeronáutica e exploração espacial. Ela liderou o time que projetou os caminhos das primeiras missões da NASA, na década de 60. [saiba mais]

Eu posso ler, escrever e ter minhas opiniões, em qualquer lugar do mundo. Inclusive em minha terra natal: Paquistão.

Malala Yousafzai, é uma ativista paquistanesa torturada pelo grupo Talibã por lutar por educação para meninas de seu país. [saiba mais]

Eu posso ser a melhor jogadora de futebol do mundo.

Marta Vieira da Rocha já foi escolhida seis vezes, pela Fifa, como a melhor jogadora de futebol do mundo. Desde 2015 ela é a maior artilheira da seleção brasileira [saiba mais]

Eu posso ganhar o Prêmio Nobel, duas vezes.

Marie Curie conduziu pesquisas inéditas no campo da radioatividade, foi a primeira mulher a ganhar o Prêmio Nobel e a primeira pessoa e única mulher a ser agraciada duas vezes pela honraria. [saiba mais]

"EU ME ENCONTREI

quando me conheci de verdade!"

Todas nós temos um momento em que nos sentimos mais vivas e mais unidas!

Recebemos dezenas de depoimentos das mulheres fortes e guerreiras do Grupo SADA. Ficamos muito orgulhosas e honradas pela coragem que tiveram em compartilhar momentos tão especiais conosco.

Veja alguns depoimentos abaixo!

Veja alguns dos depoimentos enviados para o Momento Mulher

"Meu momento mulher foi quando me tornei mãe. Ser mãe de um menino foi a coisa mais impressionante que a vida me proporcionou. Estou muito feliz e minha vida é bem mais feliz desde o momento que meu filho chegou até mim."

J. R. S. P. - São Paulo

"Meu momento mulher foi quando o meu filho nasceu. Ao ver o rosto dele pela primeira vez, renasci e mim tornei uma nova mulher."

M. J. F. S. A. - São Paulo

"Quando adquiri o meu carro e conquistei a minha liberdade de ir e vim, ajudar pessoas em deslocamentos, assim como formei minha graduação. Dois grandes sonhos realizados."

A.C.S. - Minas Gerais

"Meu momento mulher foi quando o meu filho nasceu. Ao ver o rosto dele pela primeira vez, renasci e mim tornei uma nova mulher."

M. J. F. S. A. - São Paulo

"Meu momento mulher, foi quando descobri que estava grávida, e que seria mãe. Uma presente de Deus."


"meu momento MULHER foi quando eu fiz 30 anos, me tronei muito mais madura, segura e uma mulher incrível."


"Meu momento mulher foi quando eu pude acompanhar uma desconhecida em uma rua escura."

R. A. Lopes - São Paulo

"Meu momento mulher foi quando me tornei mãe, e fui forte e corajosa em acreditar e confiar que eu poderia assumir essa "carreira solo"!"

M. C. Siqueira - Minas Gerais

"Sou mãe de uma moça de 18 anos, porém não tinha como ter outro filho. Meu momento mulher que marcou foi quando descobri que estava grávida e tive a graça de sentir ele no meu ventre e posteriormente nos meus braços."

R. A. Lopes - São Paulo

"Quando me tornei mãe de um guerreiro que superou a cardiopatia congênita, me separei e assumi a família e pude ver que a felicidade em nossa vida só depende de nós!"

C. G. S. - Minas Gerais

"Sou mãe de uma moça de 18 anos, porém não tinha como ter outro filho. Meu momento mulher que marcou foi quando descobri que estava grávida e tive a graça de sentir ele no meu ventre e posteriormente nos meus braços."

R. A. Lopes - São Paulo

"Meu momento mulher foi quando me tornei mãe, e fui forte e corajosa em acreditar e confiar que eu poderia assumir essa "carreira solo"!"

D. R. A. S. - Minas Gerais

"Meu momento mulher foi quando dei um basta nas agressões do meu ex-noivo e provei pra mim mesma que poderia ser feliz sem ele. Hoje, sou mãe e muito feliz com o melhor marido do mundo!"

T. M. F. Cruz - Pernambuco

"Meu momento mulher foi quando meu sonho de ser empreendedora começou a se tornar realidade e pude manter minha família com o meu trabalho"

L. L. Andrade - Minas Gerais

"Meu momento mulher foi quando amamentei meu filho pela primeira vez"

M. A. Barcelos - São Paulo

"Meu momento mulher foi quando minha família aceitou minha namorada!"

M. A. C. Justo - Minas Gerais

"Meu momento mulher foi quando descobri minha gravidez, depois de vários médicos falarem que eu jamais poderia engravidar, tive uma gestação tranquila, saudável e hoje tenho meu príncipe que é a razão da minha felicidade, no momento da primeira amamentação foi quando descobri que realmente eu estava realizada e me senti a mulher mais feliz do mundo."

N. R. O. S - Minas Gerais

"Meu momento mulher foi quando me tornei mãe, mesmo ouvindo de alguns médicos que era arriscado, mesmo tendo passado por dois abortos consecutivos, tive uma gestação ABENÇOADA graças a Deus e um parto super tranquilo. Meu filho é super saudável e toda vez que olho para ele, me sinto uma mulher REALIZADA. "

T.P.P.F - Minas Gerais

"Meu momento mulher, foi a superação do abandono do pai. Eu e minha mãe nos tornamos UMA"

D. C. D. F. - Minas Gerais

"Meu momento mulher foi quando com um bebê de 6 meses nos braços, dei um basta em um casamento falido."

E. P. C. D - Minas Gerais

"Meu momento mulher foi quando passei de estagiária e fui efetivada para meu primeiro emprego com o cargo Técnica de Segurança do Trabalho, cargo este, na época, bem menos valorizado principalmente por ser jovem e mulher e trabalhar apenas com homens na Industria"

L. R. A. - Minas Gerais

"Meu momento mulher, foi quando escutei o coraçãozinho da minha princesa pela primeira vez , e assim senti que aquela sementinha era uma vida dentro de mim. Descobri o "amor sem limite"."

A. A. O. - Minas Gerais

"Meu momento mulher foi quando eu decidi enfrentar os meus medos, hoje sou mais feliz e realizada."

F. C. F. S. - São Paulo

"Meu momento mulher foi descobri uma gestação de 3 anos de idade... Meu presente de amor. Mãe de coração! Uma lição de amor"

B. D. G. - Minas Gerais

"Meu momento mulher, foi quando mergulhei dentro dentro de mim para descobrir quais eram minhas crenças e valores. E esse convite surgiu à partir de um líder que viu em mim a luz que eu mesma não via. Foi então que entendi que apesar de tudo que me acontece, quem decide o próximo passo sou eu, que estar aberta para a vida exige coragem e que posso inspirar outras pessoas a se descobrirem também."

N. C. A. P. - Minas Gerais

"Meu momento mulher, foi quando descobri que meu coração podia bater fora do peito, tenho um presente do céu pra chamar de Filha! Amo minha Helena! Dou a vida por ela!"

M. C. L. - Minas Gerais

Acompanhe as redes sociais do Grupo SADA

© 2020 Grupo SADA todos os direitos reservados.